Hipismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos

A equipe brasileira de Hipismo conquistou três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de 2015, realizados em Toronto, no Canadá, entre as disputas por equipe e individual. O time de Adestramento ficou com a medalha de bronze, enquanto o Concurso Completo de Equitação (CCE) garantiu a prata e no individual o bronze com o cavaleiro Ruy Fonseca. As competições de Hipismo começaram com o Adestramento, seguida pela disputa do CCE, finalizando com o Salto. Na disputa do Salto, o Brasil ficou com o quarto lugar por equipes, ficando atrás da equipe dos Estados Unidos, que ficou com a medalha de bronze. A prata ficou com a Argentina, e o ouro com o Canadá.

Os quatro cavaleiros do Time Brasil se classificaram para a final individual entre os 35 melhores, mas pelo regulamento cada país só pôde contar com até três representantes. Pedro Veniss foi o melhor brasileiro na final com uma falta na primeira volta e um percurso limpo na segunda passagem, resultado que o garantiu no desempate pela medalha de bronze. Mas com uma falta, o paulista terminou a competição em quinto lugar. Eduardo Menezes e Felipe Amaral também foram para a segunda volta da final e encerraram a participação nos Jogos Pan-Americanos em 9º, com 8 pontos, e 11º lugar, com 12 pontos, respectivamente.

Pedro Veniss

Pedro Veniss

No CCE, o Brasil mostrou muita evolução técnica e ficou com a medalha de prata na disputa por equipe com os conjuntos formados por Carlos Parro/ Calcourt Landline, Henrique Pinheiro / LandQuenote, Márcio Carvalho Jorge / Lissy Mac Mayer – Coronel MCJ. Ruy Fonseca / Tom Bombadill, acompanhados do técnico neozelandês bicampeão olímpico, Mark Todd.

O ouro ficou com a equipe dos Estados Unidos e o Canadá em terceiro. No individual, depois de 20 anos, o Brasil conquistou uma medalha nesta modalidade. Ruy Fonseca ficou com o bronze, pois, após liderar a competição durante as primeiras provas, cometeu uma falta no último obstáculo, perdendo então a medalha de ouro para a americana Marilyn Little, que montou RF Scandalous. A prata ficou com o Canadá, com a amazonas Jessica Phoenix. Carlos Parro garantiu a sexta colocação, Marcio Jorge Carvalho ficou em 9º, e Henrique Plombon em 11º.

Jessica Phoenix (CAN), Marilyn Little (USA), and Ruy Fonseca (BRA)

Jessica Phoenix (CAN), Marilyn Little (USA), and Ruy Fonseca (BRA)

No Adestramento, a equipe formada por João Victor Marcari Oliva / Xamã dos Pinhais, Sarah Waddell / Quixote Donelly, João Paulo dos Santos / Veleiro do TOP, Leandro Aparecido da Silva / Di Caprio, acompanhada da técnica belga Marriete Withages, faturou o bronze na competição por equipes. Completando o pódio, os Estados Unidos ficaram com o ouro, e o Canadá com a prata. Na disputa individual, os brasileiros não subiram ao pódio. O melhor colocado foi o conjunto Leandro da Silva / Di Caprio, em 6º lugar, seguido por João Victor Macari Oliva / Xamã dos Pinhais, em sétimo. João dos Santos / Veleiro do Top, ficou em nono. Sarah Waddell / Quixote Donelly ficou na 25ª posição.

joao_victor_creditos_lisa_slade

João Victor Marcari Oliva

leandro_creditos_lisa_slade

Leandro Aparecido da Silva

Time Adestramento

 

Fotos: Lindsay Berreth/Lisa Slade/ Divulgação

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil