Como eliminar a Gordura Localizada

A gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo em algumas regiões do corpo que se dá principalmente por fatores genéticos e hormonais. Na mulher é mais comum no abdômen, flancos e culotes. No homem mais no abdômen e flancos. A Dra. Íris Flório fala sobre os principais procedimentos e cuidados para um resultado satisfatório.

Como eliminar?
Dificilmente conseguimos eliminar esse tipo de problema com atividade física e dieta alimentar. E a estética médica tem a função de ajudar com seus tratamentos.

Quais procedimentos?
 Hoje em dia há várias tecnologias para redução de medidas. São elas:

  • Lipoaspiração convencional: ela deve ser feita em centro cirúrgico por um cirurgião plástico habilitado com a devida avaliação e cuidados necessários. Normalmente é feita em apenas 1 sessão.
  • Intradermoterapia (antiga mesoterapia): consiste em aplicações intradermicas ou no tecido subcutâneo de substâncias “queimadoras” de gordura. Devem ser feitas sessões semanais, no mínimo de 10 sessões.
  • Lipocavitação: consiste em uma tecnologia com ultrassom seletivo ao tecido adiposo, onde as ondas sonoras fragmentam o conteúdo das células de gordura, ocasionando a redução de medidas. Normalmente, o paciente deve fazer no mínimo 6 sessões na área a ser tratada, 1 a cada 20 dias.
  • Criolipólise: consiste em uma tecnologia em que a região a ser tratada é submetida a baixas temperaturas até que se tenha também a fragmentação do conteúdo das células de gordura. Devem ser feitas no máximo 3 sessões 1 a cada 8 semanas.

Quem pode fazer?
Quem vai julgar se o paciente tem indicação para qualquer um desses procedimento e se o paciente não corre riscos é um médico habilitado para isso. Devem ser avaliados riscos – benefícios, problemas de saúde prévios e se é necessário tal procedimento ou outro. Normalmente, pacientes com colesterol e triglicérides aumentados, cardiopatas, hepatopatas e renais crônicos não devem fazer.

Em quanto tempo vemos resultado?
Cada procedimento acima citado vai ter resultado no seu adequado tempo, dependendo da disciplina do paciente em relação à alimentação e atividades físicas, mesmo porque cada tratamento obedece a um protocolo.

Pode fazer durante o verão?
Sim. Desde que não haja exposição direta ao sol.

Dicas:

  • Evite oscilações de peso, isso propicia o aumento da gordura localizada.
  • Procure ter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas regulares.
  • Se decidir fazer qualquer tratamento para gordura localizada, procure seu médico especialista de confiança.

 

img_0816-copiaSobre a Dra. Íris Flório: Médica atuante em Dermatologia, Estética médica e Cosmetologia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Formada em medicina pela Unitau- Universidade de Taubaté. Pós-graduada em estética médica pela Ibrape. Pós-graduada em Dermatologia clínica pela BWS/ Fundação Pele Saudável. Proprietária da Clínica Flório – Dermatologia e Estética médica. Participante dos principais congressos brasileiros de dermatologia, Meeting NY e Congresso Europeu de Dermatologia. Contato: dra.irisflorio@hotmail.com / florioclinica@hotmail.com

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil