“Como Clarice Lispector Pode Mudar sua Vida”

Livro mostra como as obras de Clarice Lispector podem transformar a vida de todos nós. De maneira didática, a escritora e jornalista Simone Paulino expõe como a literatura da autora ucraniana naturalizada brasileira é robusta e tocante a ponto de provocar mudanças na vida de qualquer um.

Quem é fã de Clarice Lispector não nega. Na maioria dos casos, é um aficionado por sua maestria com as palavras, pelo magnetismo inerente à sua escrita – Cazuza, por exemplo, leu “Água Viva” mais de cem vezes. Essa magia que ela desperta é transportada para a atualidade e para a vida prática por Simone Paulino em seu novo livro, “Como Clarice Lispector Pode Mudar Sua Vida”, lançamento da Buzz Editora.

Em pequenos capítulos, a autora explica de maneira didática, e sempre citando passagens dos contos e livros de Clarice, como é possível aprender (e muito) com as palavras que ela deixou de legado. No capítulo “Como seguir a si mesmo”, por exemplo, Simone afirma que “Clarice abre nossas feridas sim, mas, depois de estar em carne viva, ganhamos uma paz desconhecida”. Já no capítulo “Como transcender a realidade”, escreve que “há no livro Água Viva um efeito terapêutico, um bálsamo para quem sofre de estafa de realidade”. Enquanto que, no inusitado “Como matar baratas”, ensina – metafórica e literalmente – como afastar de nossas vidas esses males.

“Como Clarice Lispector Pode Mudar Sua Vida” é uma obra pitoresca. Um livro que, para quem já leu Clarice, é uma dádiva; e nos que ainda não tiveram esse deleite, desperta automaticamente a vontade de lê-la – esta é a finalidade de Simone. “Reconciliar Clarice com seus leitores potenciais é um desafio imenso e contínuo, ao qual tenho me dedicado com uma quase fé”, resume. “Muitos dizem que seus livros são difíceis e incompreensíveis; por onde quer que eu ande, parece que tenho uma espécie de missão de defendê-la”, acrescenta.

Em suma, um livro essencial para quem deseja conhecer um pouco mais de uma das maiores escritoras de todos os tempos, mas, acima de tudo, para quem quer aplicar os estilhaços de ensinamentos dela e, assim, viver uma vida mais plena.

 

“Como Clarice Lispector Pode Mudar Sua Vida”

  • Editora: Buzz
  • Formato: 14x21cm
  • Páginas: 122
  • Preço: R$ 29,90

 

 

*Simone Paulino é jornalista, escritora, editora e mestre em Teoria e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Escreveu livros, como o infantil O sonho secreto de Alice e o gift book Minha Mãe, Meu Mundo, com mais de 400 mil exemplares vendidos. Desde 2015, colabora na realização da Primavera Literária Brasileira, promovida pelo Departamento de Estudos Lusófonos da Universidade de Sorbonne, em Paris.

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil