‘DESERTO’ nos cinemas

Dirigido por Jonas Cuarón, “Deserto” conta a história de Moises (Gael García Bernal) que junto a um grupo de pessoas, tenta atravessar a pé a fronteira do México com os Estados Unidos, buscando uma nova vida no Norte. No caminho eles se deparam com um solitário homem, Sam (Jeffrey Dean Morgan), que patrulha por sua própria conta a fronteira e se diverte em sua caça aos imigrantes. Todos terão de achar um jeito de sobreviver nessa paisagem incrivelmente brutal antes do deserto consumi-los.

Dos mesmos criadores de “Gravidade”, o filme é protagonizado por Jeffrey Dean Morgan,  Alondra Hidalgo e Gael Garcia Bernal e lançado no Festival de Toronto, o filme foi rodado ao longo de 10 semanas sob o sol escaldante do deserto de Baja California Sul. Não era raro haver desmaios do casting ao preparar as cenas de ação.

O personagem central interpretado por Jeffrey Dean Morgan (The Walking Dead) é um patrulheiro inspirado no Minutemen Project, uma espécie de milícia armada que se autoproclama vigiante da fronteira entre Estados Unidos e México, acertando com armas de longo alcance os imigrantes que tentam cruzá-la.

A inspiração para DESERTO surgiu durante uma viagem de Jonás Cuarón pelo Arizona, quando tinha 24 anos. Foi quando ouviu pela primeira vez a retórica de ódio contra os imigrantes. Ao consultar o pai sobre o conceito do filme que gostaria de fazer, o diretor Alfonso Cuarón se interessou especialmente pela narrativa que transforma o imigrante em herói. “De certa forma, eles são os verdadeiros heróis modernos”, disse.

Confira o trailer:

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil