Décor com influência Libanesa by Brunete Fraccaroli

Projeto de apartamento com 502 m², localizado em São Paulo, para um casal com filhos, que desejava um ambiente nobre e elegante, com referência à cultura Libanesa, porém ao mesmo tempo prático e funcional e que tivesse peças contemporâneas.

Para atingir este objetivo, a arquiteta Brunete Fraccaroli mesclou elementos clássicos, como a madeira envelhecida em tons dourados, e contemporânea, como o vidro e os espelhos. A integração dos espaços é marcante e a preocupação com a funcionalidade e praticidade, resultou num visual nobre e elegante, porém sem exageros.

O living proporciona dois grandes espaços de estar integrados.  Um dos destaques são as mesas de centro, diferentes entre si, tanto em materiais quanto em estilos. A mesa contemporânea com o design assinado por Brunete, tem seu tampo em vidro transparente com bisotês nas bordas e sua base revestida com espelhos que refletem os motivos do tapete aubusson, refletindo certa continuidade. A mesa clássica tem sua estrutura em madeira envelhecida dourada e seus entalhes delicados com o tampo de vidro, mas com poucas peças sobre ela, apenas dois vasos com flores amarelas e duas folhas de palmeiras douradas, ambas constituem um contraponto muito positivo e interessante no living, encaixando-se muito bem na proposta.

mh_002 mh_004 mh_006 mh_012

 

O piso clássico de mármore carrara, com faixas clássicas de mármore nero maquina se repetem nas portas contemporâneas entre o living e a sala de jantar, o hall de entrada e o living, mas com outro revestimento, o vidro chodopack, estes realçam todos os ambientes em que estão presentes, mostrando a junção do clássico com o contemporâneo.

mh_023

A simetria impera em todos os espaços, mas neste caso, ao lado das poltronas há uma mesa Biedermeyer, com objetos e flores e do outro uma escultura em bronze sobre um pedestal de vidro, com iluminação direcionada, ambos os lados tem peças diferentes e tiram de certa forma a simetria do espaço, mas ao mesmo tempo são de extrema importância para o conjunto, tanto nas cores quanto no real valor de qualidade visual do espaço.

mh_020

O dormitório tem características do clássico, como a cama e os grandes espelhos de madeira e dourado. Colchas e almofadas, foram definidos com tons pasteis, como o azul e o verde, transformando num ambiente suave e tranquilo.

 

 

Fotos: Alain Brugier.

 

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil