Sobremesas saudáveis para o Natal e Ano Novo…

Natal e Ano Novo são épocas de se comer bem e, às vezes, passamos do ponto no quesito doces, ainda mais quem está em uma constante briga com a balança. Agora se pudermos unir o prazer de comer doce com a consciência tranquila de manter uma dieta saudável, melhor ainda.
Pensando nisso, a Le Pain Quotidien, rede de padaria belga, que tem em seu menu receitas orgânicas, destaca duas delas para as festividades de dezembro. Uma boa dica para um fim de ano mais doce.

pudim_de_coco_e_chia

Pudim de coco e chia:

Ingredientes:

  • 400 ml de Leite de coco
  • 5 Colheres de Semente de Chia
  • 2 Colheres de calda de Agave

Calda de Maracujá:

  • 10 Maracujás (usar somente a polpa)
  • 4 Colheres de Sopa de Agave

Modo de Preparo:
Misture em uma tigela as sementes de chia com o leite de coco, usando uma colher de pau, por 2 minutos. Despeje a mistura em 4 forminhas para o pudim ou ramequins (com cerca de 10 cm de diâmetro) – ou em uma seleção de miniformas. Reserve na geladeira por 3 horas ou até endurecer.

Para a calda de maracujá, coloque a polpa com as sementes em uma panela e adicione o xarope de agave. Aqueça em fogo médio, abaixe assim que ferver e continue cozinhando em fogo baixo por mais 5 minutos, até que a calda cubra as costas de uma colher.  Desenforme os pudins em 4 pratos de sobremesa, regue com a calda de maracujá e sirva com frutas coloridas.

arroz_doce_integral

Arroz doce integral com frutas vermelhas:

Ingredientes:

  • 1 ¼ de xícara (250g) de arroz de Camargue ou de grão duro integral
  • 3 ½ xícaras (850 ml) e água
  • 2 xícaras (500 ml) de leite de soja
  • ½ xícara (200 gr) de xarope de agave
  • Uma pitada de cúrcuma em pó
  • 1 fava de baunilha aberta ao meio e com as sementes raspadas
  • 2 – 3 xícaras (300g) de frutas vermelhas (blueberries, morangos, amoras, groselhas) para servir

 Modo de preparo:
Em uma caçarola, coloque o arroz com a água e leve à fervura em fogo médio, tampe e deixe ferver em fogo baixo por 45 – 50 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar macio. Adicione o leite de loja, o xarope de agave, a cúrcuma, a fava e as sementes de baunilha.
Espere voltar a ferver, abaixe o fogo e continue mexendo enquanto cozinha por mais 20 minutos, até obter um mingau cremoso e o arroz estar bem cozido. Retire do fogo, descarte a fava de baunilha e despeje o doce em uma travessa. Cubra com filme plástico e deixe esfriar totalmente. Leve à geladeira por no mínimo 6 horas. Sirva gelado com frutas vermelhas.

Obs.: A maioria dos produtos é encontrada em casas de produtos naturais orgânicos. Ou pode-se substituí-los a gosto.

Sobre a Le Pain Quotidien: A história começou no final dos anos 80, quando o chef belga, Alain Coumont, estava insatisfeito com os fornecedores de pães para seu restaurante em Bruxelas e resolveu, literalmente, colocar a mão na massa. Convencido de que havia encontrado sua vocação, fechou o restaurante e inaugurou em outubro de 1990, a primeira unidade da marca em um bairro descolado da cidade. Com o enorme sucesso, a rede encontrou parceiros dispostos a investir na expansão e hoje, reunindo padaria e restaurante, a Le Pain Quotidien está presente em 19 países com 170 lojas. No Brasil desde julho de 2012, a Le Pain Quotidien apresenta um ambiente aconchegante do café da manhã ao jantar, que oferece produtos e pães orgânicos feitos à mão, em um ambiente eco friendly. www.lepainquotidien.com.br

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil