MOSTRABLACK 2015

A quarta edição da badalada mostra, agora em parceria com o Museu da Cidade – Oca, além de apresentar quinze espaços assinados por profissionais renomados e novos talentos convidados pela curadoria da exposição, contempla projeto de expansão do Parque Ibirapuera com propostas de melhorias para aumentar a área útil do parque. O novo formato do evento de arquitetura e design de interiores, agrega sustentabilidade, pois o projeto foi pensado sobre os princípios da cenografia e assim, confeccionado com materiais desmontáveis e reutilizáveis, que serão doados para reuso de ONGs e associações especializadas ao fim da exposição.

Outra novidade é um ciclo de palestras no auditório da Oca, com alguns temas como uso da madeira e do papelão, Luminotécnica, Neurociência para Consumo e Métricas de mercado. Na parte externa do parque em frente à OCA, há uma área dedicada ao design que inaugura o formato das Black Boxes, espaços voltados aos trabalhos de designers e marcas participantes. Confira alguns destaques:

O projeto idealizado por Debora Aguiar mistura metais nobres, como ouro, prata e bronze à texturas de couros, sedas e veludos. As madeiras usadas em nogueira natural foram selecionadas para que os tons escuros contrastassem de forma leve e harmônica com nuances de nude e fendi na ambientação do espaço. A mesa da sala de jantar foi feita em bronze com tampo de quartzo branco com lapidação e corte individual. Cores estão presentes em pequenos detalhes, como verde e azul-petróleo.

MostraBlack-2015-DeboraAguiar-13-alta

MostraBlack-2015-DeboraAguiar-7-alta

“Ao projetar o Refúgio Urbano, idealizei um espaço para receber, com o perfil de um casal de moradores sofisticado, colecionador de arte e antenado em tecnologia. Ao mesmo tempo, avesso a excessos e acostumado a receber amigos e familiares”, explica a arquiteta Débora Aguiar.

DSC_0062

DSC_0060

Camila Klein assina o ambiente feito em homenagem ao arquiteto Ruy Ohtake, que une living, sala de jantar e home. Desenhos orgânicos que compõem com o mármore na sala de jantar e lareira contemporânea destacam a ambientação, além de novos padrões de revestimento como no assimétrico painel de madeira com acabamento Monet.

DSC_0066

DSC_0071

Em formato oval, o espaço ambientado por João Armentano, com madeira escura que dá um tom acolhedor, tem no décor peças de época combinadas a itens modernos. Obras de arte em tons mais claros equilibram e entram em harmonia com o painel escuro.

DSC_0037

DSC_0043

A Sala do Colecionador, tema do projeto do catarinense Marcelo Salum, abriga uma variedade de obras de arte, peças de design, móveis de época e livros raros. Destaque, a lareira com a obra do artista plástico Juliano Aguiar dá impressão de que os dois são um único elemento. Para Salum, o ambiente parece algo à parte da casa, muito particular do “morador”, que a utiliza para guardar e observar suas preciosidades.

Outros s profissionais que assinam espaços na mostra são: Roberto Migotto, Carolina Maluhy, Erick Figueira de Mello, Guilherme Torres, Juliana Vasconcelos, Marcelo Borges, Maximiliano Crovato, Osvaldo Tenório, Ricardo Bello Dias, Suíte Arquitetos e Triplex Arquitetura.

MOSTRABLACK
Em exposição até dia 21 de junho de 2015.
Funcionamento:
Dias úteis: 12h00 as 22h00
Finais de semana e feriados: 10h às 22h
Local: Parque Ibirapuera | Museu da Cidade – OCA – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez.
Av. Pedro Álvares Cabral – s/numero – Portão 3.
www.mostrablack.com.br

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil