Dúvidas sobre Botox e Preenchimentos?

A dermatologista Dra. Íris Flório fala sobre as principais dúvidas na hora de optar por tais procedimentos que a cada ano ganham mais adeptos.

Segundo a especialista, esses procedimentos são amplamente indicados para minimizar os sinais de envelhecimento e para corrigir alguns defeitinhos indesejáveis para algumas pessoas. A toxina botulínica e o preenchimento são procedimentos muito procurados hoje em dia nos consultórios médicos, tanto por mulheres quanto homens. A toxina botulínica já é muito aproveitada há algum tempo na medicina para fins terapêuticos em algumas especialidades como neurologia, oftalmologia e dermatologia.

Confira as principais dúvidas na hora de optar por tais procedimentos:

 

Como são feitos esse procedimentos? E em quais áreas da face?

O botox age paralisando a musculatura, e no caso de envelhecimento, ajuda muito em rugas dinâmicas (aquelas que aparecem quando há expressão facial). É preciso muito cuidado e técnica na aplicação do Botox em algumas regiões da face, e principalmente ao redor da boca para que não cause paralisia nos músculos responsáveis pela fala e mastigação. No caso de preenchimentos faciais são injetadas substâncias flexíveis na pele para melhorar a aparência de pequenas linhas e rugas, aumentar os lábios, preencher bochechas cavadas, melhorar cicatrizes, levantar sulcos profundos e reparar várias imperfeições faciais.

Quais produtos são utilizados?

No botox é utilizada a toxina botulínica. No preenchimento, o acido hialurônico é considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo. Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da derme, segunda camada da pele, não causa alergias e dispensa testes prévios. Outra linha de preenchedores busca o estímulo à produção de colágeno pelo organismo, que será o responsável pelo preenchimento das rugas. Entre eles estão o ácido polilático (Sculptra) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse). Uma variação desta técnica é o auto enxerto de gordura, na qual retira-se gordura de uma área do corpo onde esteja em excesso (através de lipoaspiração) e injeta-se sob a ruga elevando-a. Este procedimento é mais trabalhoso, exigindo maiores cuidados.

Quem pode fazer? E quem não pode?

Normalmente é indicado que o paciente faça tais procedimentos quando aparecerem sinais de envelhecimento cutâneo, que para alguns já começam no início da idade adulta. E não devem ser feitos durante a gestação e amamentação. Para uma avaliação e esclarecimento de dúvidas, recomenda- se que sempre se procure um médico habilitado e especialista.

A partir de que idade pode ser feito?

Não há uma idade específica, normalmente é feito a partir do momento que o paciente sente-se incomodado com a aparência.

Há restrições? Efeitos colaterais?

Entre as complicações mais comuns do Botox estão: alergias, dor ou hematomas no local, cefaleia e náuseas. Além disso, queda palpebral ou dificuldades na mastigação, deglutição e sorriso quando mal aplicados. Nos preenchimentos podem surgir hematomas, infecção local, dor e inchaço, além de granulomas.

É necessário repouso?

No caso do Botox, sim. Após a aplicação o paciente deve evitar massagear o local da aplicação ou realizar movimentos que possam tirar a toxina do lugar por 6 horas. Para o Preenchimento não é necessário.

Em quanto tempo vemos resultado? E quanto tempo duram?

O uso do Botox cosmético costuma ter seu efeito máximo nas 2 primeiras semanas, sendo necessária nova aplicação a cada 3-4 meses. Nos preenchimentos faciais, o paciente consegue ver o resultado na hora da aplicação, tendo uma duração de 8-12 meses.

Os homens também procuram esses procedimentos?

Sim, hoje em dia, na mesma proporção que as mulheres.

 

 

Dra Ìris Flório - Copia - CopiaSobre a Dra. Íris Flório – Médica atuante em Dermatologia, Estética médica e Cosmetologia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Formada em medicina pela Unitau- Universidade de Taubaté. Pós-graduada em estética médica pela Ibrape. Pós-graduada em Dermatologia clínica pela BWS/ Fundação Pele Saudável. Proprietária da Clínica Flório – Dermatologia e Estética médica. Participante dos principais congressos brasileiros de dermatologia, Meeting NY e Congresso Europeu de Dermatologia.
Contato: dra.irisflorio@hotmail.com / florioclinica@hotmail.com

 

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil