Saúde dos pets no inverno

Com a queda brusca de temperatura, não é difícil apresentarmos sintomas de gripe, e o mesmo pode acontecer com nossos pets. Por isso, a atenção com a saúde de cães e gatos nesta época do ano deve ser redobrada.

Por ficarem, na maior parte das vezes, em ambientes fechados e sem ventilação, os animais de estimação ficam mais expostos à transmissão de microorganismos. Doenças como a gripe, por exemplo, podem atingir em cheio os amigos peludos.

Conheça algumas medidas para manter os pets protegidos dos perigos do frio:

 

Observe o pet – Fique de olho se o animal está mais quieto e se apresenta tosse e espirros. Se a resposta for positiva, visite o médico veterinário para iniciar um tratamento adequado, pois a doença no animal o incomoda tanto que ele mal consegue dormir.

 

Não pratique a automedicação – Não tente automedicar seu pet pois nem sempre a doença que ele aparenta é a que de fato existe. Os cães, por exemplo, sofrem com uma bactéria chamada Bordetella bronchispetica, conhecida como traqueobronquite infecciosa canina, que causa a gripe neles. O contágio ocorre no contato com outro cão doente e o sintoma mais comum da gripe canina é a presença de tosse alta e seca, como se fosse um engasgo, além de febre, apatia e falta de apetite. Claro que esses sintomas podem deixar o dono preocupado, mas, na maior parte das vezes, a gripe desaparece em quinze dias, porém, para garantir que nada mais sério tenha atingido seu pet, vale conversar com o veterinário que poderá fazer o diagnóstico certo.

 

Vacinação – Além da gripe, pets podem desenvolver complicações no sistema respiratório. Neste caso, uma boa dica é a vacinação. No caso dos felinos, os vírus costumam ser os responsáveis pela causa de duas doenças conhecidas como “gripe do gato”: a rinotraqueíte e a calicivirose. Por terem os sintomas comuns de um resfriado humano – espirros, secreção nasal, ocular e tosse, elas são chamadas de doenças do complexo respiratório viral felino e se agravam com o frio do inverno. Para evitar esta preocupação, vale apostar em vacinas. A tríplice felina é uma boa maneira de prevenção: ela é aplicada em duas doses num intervalo de 30 dias quando o gato ainda é filhote e depois por meio de um reforço anual. Para o cão, há a vacina contra a gripe canina, que além de ser causada pela bactéria Bordetella bronchispetica, pode ser provocada pelo vírus da Parainfluenza e da adenovirose canina tipo 2.

 

Adeque a rotina do pet ao clima frio – Tanto o vento quanto a chuva podem afetar a saúde do pet. Para evitar que eles fiquem doentes, vale investir em um bom abrigo para as horas de sono e, em alguns casos, em roupas adequadas para a temperatura. Para cães, os cuidados também incluem o momento do banho, que demanda água em temperatura morna. Nunca deixe de secar o pet após o banho, pois é bom evitar a umidade. Na hora do passeio, opte por horários mais quentes, de preferência pela manhã e ao meio-dia. Outra medida é suspender a tosa. Os pelos são uma proteção natural dos animais contra o frio. Deixe para tosar o pet quando o clima esquentar. E não vacile na alimentação. “Assim como nós humanos, os pets tendem a comer mais no inverno e a se exercitar menos. Para manter a temperatura corporal interna, eles tendem a gastar mais energia do que em dias mais quentes, então normalmente não costumam ganhar peso durante este período. Porém, é imprescindível que se ofereça a quantidade de alimento sugerida pelo fabricante na embalagem, que irá conter a quantidade energética ideal para o animal de acordo com peso corporal que ele apresenta. Os exercícios e atividades devem ser mantidos na mesma proporção. Caso isso não seja possível e se perceba aumento de peso uma alternativa é oferecer um alimento light, que por conter menor teor de gordura, irá ajudar a manter o peso do animal, no entanto, deve-se evitar ao máximo a troca de ração, já que cães e gatos não toleram bem trocas frequentes de alimento”, ressalta Patrícia Padovez, médica-veterinária e coordenadora técnica da Farmina Pet Foods.

 

Aqueça com amor – Além de todas as medidas para prevenir possíveis complicações nos pets durante o inverno, não se esqueça da mais simples: dar amor, carinho e colinho. No frio, os pets querem ficar mais juntinhos de seus donos. Acolha-os.

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil