‘O JOVEM KARL MARX’ estreia no cinema

Cinebiografia sobre o revolucionário e intelectual alemão, fundador da doutrina comunista moderna. Karl Heinrich Marx, conhecido apenas como Karl Marx, nasceu em maio do ano de 1818 e morreu em março de 1883. Marx foi um importante revolucionário e intelectual alemão, fundador da doutrina comunista moderna. Além disso, ele ainda atuou como filósofo, economista, historiador, jornalista e teórico político. O filme O JOVEM KARL MARX, dirigido por Raoul Peck e que estreia no Brasil no dia 28 de dezembro, faz um recorte da sua vida, mostrando o início de suas ideias, a amizade com Friedrich Engels e o início do movimento operário em meio à era moderna.

Com 26 anos, Karl Marx embarca com sua esposa Jenny na jornada para o exilo. Em Paris, em 1844, eles encontram o jovem Friedrich Engels, filho de um dono de fábrica que estudou o sórdido começo do proletariado inglês. Engels traz a Marx o pedaço faltante do quebra-cabeças que compõe sua nova visão do mundo. Juntos, entre a censura e as batidas policiais, protestos e revoltas políticas, presidem o nascimento do movimento trabalhista, que até então era feito de modo esporádico e não organizado. Isso cresce para ser a mais completa transformação teórica e política no mundo desde a Renascença – liderado, contra todas as expectativas, por dois brilhantes jovens bem-nascidos.

Em 2018, completa-se o bicentenário de nascimento de Karl Marx. Ao longo do ano, a editora Boitempo, principal casa editorial das obras de Marx e de Engels no Brasil e referência internacional por suas edições, organizará uma série de atividades em todo o país em torno desse marco histórico. O apoio à distribuição do filme O JOVEM KARL MARX marca o início de uma extensa programação, que será chamada de Ano Marx e contará com cursos, ciclo de debates e mostras de filmes, além de apoio a eventos acadêmicos e peças teatrais. Como não poderia deixar de ser, para 2018 a Boitempo planeja a edição de livros inéditos de Marx e outros sobre sua vida e obra, incluindo duas biografias, histórias em quadrinhos e livros infanto-juvenis.

Confira o trailer legendado:

FICHA TÉCNICA:

  • Direção: Raoul Peck
  • Elenco: August Diehl, Stefan Konarske, Vicky Krieps
  • Gênero: Drama
  • País: França, Alemanha, Bélgica
  • Ano: 2017
  • Duração: 118 min

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil