“ENTARDECER” estreia nos cinemas

Longa vencedor do prêmio da crítica no Festival de Veneza, que retrata uma jovem em busca de seu lugar no mundo, “ENTARDECER”, estreia hoje nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Niterói. Vencedor do prêmio da FIPRESCI – Federação Internacional dos Críticos de Cinema na última edição do Festival de Veneza e exibido em diversos festivais internacionais, como o de Toronto, “Entardecer” é o novo longa do premiado diretor László Nemes, de O Filho de Saul.

No coração da Europa de 1913, pré-primeira Guerra Mundial, uma jovem chega a Budapeste, após anos distante de sua cidade natal, em busca de suas raízes e de seu lugar no mundo. Sua principal esperança é conseguir um emprego na lendária loja de chapéus Leiter, que pertenceu aos seus pais e à sua família por muito tempo.

Quando um homem aborda Irisz, questionando-a sobre um tal de Kálmán Leiter, ela recusa-se a perder a única pista que poderia ajuda-la e se reconectar com seu passado perdido e passa a segui-lo. Sua busca a leva pelas ruas escuras de Budapeste, onde apenas a loja de chapéus brilha, no turbilhão de uma civilização às vésperas de sua queda.

A intenção de Nemes foi “seguir de perto o personagem principal, permitindo uma abordagem altamente íntima em um filme de época incomum, tentando romper com os códigos previsíveis das percepções de cartão postal de tempos passados”. E assim, conseguir que o “espectador esteja submerso em um mundo desconhecido, onde as pessoas falam línguas diferentes, forçando-o a desistir de algumas defesas”. “Chegar ao espectador de forma diferente é meu objetivo final, depois de fazer o público sentir e pensar”, finaliza o diretor.

Sinopse:

Em 1913, durante o declínio do Império Austro-Húngaro, uma jovem mulher (Juli Jakab) retorna à Budapeste, cidade em que nasceu, depois de anos vivendo em um orfanato. Ela começa a trabalhar na loja de chapéus comandada por parentes distantes sem que eles saibam dos laços que compartilham com a jovem.

Trailer:

Ficha técnica:

  • Direção: László Nemes
  • Elenco: Juli Jakab, Vlad Ivanov, Judit Bárdos
  • Gênero: Drama
  • País: Hungria, França
  • Ano: 2018
  • Duração: 142 min
  • Distribuição: Califórnia Filmes

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil