Dia Mundial do Café

Consultamos um especialista da Nespresso que contou os principais segredos para uma experiência única a cada xícara.

Dia 14 de abril é Dia Mundial do Café. O motivo do café, depois da água, ser a bebida mais consumida do mundo é porque é versátil e combina com muita coisa: pode ser misturado com leites, bebidas alcóolicas, servido quente ou frio. E a variedade de mistura de grãos e diferentes formas de torrar e moer permitem uma enorme variedade de sabores e intensidades para agradar aos mais diversos paladares.

Quer saber mais sobre essa delícia? Conversamos com um especialista para trazer os segredos do café expresso para você.

O primeiro segredo do bom café está no terroir, essa expressão francesa herdada da cultura do vinho que significa o solo onde ele é plantado. As melhores caraterísticas, que são o aroma e sabor dos grãos, vem de safras nas quais as plantações estão posicionadas entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, aqueles mais próximos da linha do Equador, que divide o globo em dois.

“Café de qualidade não nasce em qualquer lugar”, afirma a Gerente de Cafés da Nespresso no Brasil, Claudia Leite. A companhia suíça é líder e pioneira no mercado de cafés porcionados, com um portfólio de cafés com 29 variedades. Com um método de extração exclusivo em máquinas econômicas e resistentes, é possível fazer um expresso perfeito, em casa, com um simples aperto de botão.

O segundo segredo para beber um café de qualidade superior está na seleção dos grãos. Existem dois tipos, o Robusta e o Arábica. O primeiro tem sabor mais intenso e tem mais cafeína, já os grãos Arábica são mais deliciados e doces. “O senso comum é de que apenas cafés Arábica podem ser considerados especiais, mas não se engane, os cafés mais queridos da Nespresso são resultado de blends entre grãos gourmet Arábica e Robusta, entre eles os clássicos Volluto e Ispirazione Ristretto Italiano”, conta Claudia.

O blend é outra expressão herdada da cultura do vinho, mas de raiz na língua inglesa, e se refere a vinhos que são resultado da mistura de diferentes uvas. Para o café, tem o mesmo sentido, de sinalizar uma bebida final na xícara que reúna características de sabor de diferentes grãos e processamentos para um resultado único. Isso porque, o terceiro segredo está no fato de que métodos de processamento e torra dos grãos são essenciais para se ter um bom café.

“Há grãos que funcionam melhor com torras longas como os Robusta presentes no café Ispirazione Ristretto Italiano – de grãos colhidos no Brasil e na Índia, potentes e intensos. Enquanto isso, torras curtas e leves, ajudam a exaltar grãos do Quênia e Costa Rica, da linha Master Origins, ou no blend do café Cosi”, explica a especialista.

Por fim, o quarto segredo para uma experiência sempre incrível ao tomar um café, é a embalagem em que ele está armazenado. A Nespresso inovou com as cápsulas de alumínio — com um formato icônico semelhante a uma xícara. As embalagens individuais garantem consumo sem desperdício e o alumínio preserva o sabor de forma que, na hora de beber, todo frescor de uma moagem feita na hora seja percebida.

“Com o alumínio, a marca garante a sensação de café torrado e moído na hora, além de ser um material infinitamente reciclável e cuja matéria-prima atualmente vem mais de reciclagem do que da extração desse metal na natureza”, diz Claudia.

“Café é bom e o consumo responsável é responsabilidade de todos. Só assim para podermos ter sempre mais comodidade e qualidade, sem agredir o meio ambiente”, comenta a executiva.

Boa degustação!

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil