34ª Jornada Paulista de Cirurgia Plástica

O uso de gordura é tendência na cirurgia plástica e seu enxerto rejuvenesce o rosto, melhora o contorno das mamas e dos glúteos. Indesejada em alguns lugares, como na circunferência abdominal, a gordura pode rejuvenescer o rosto, corrigir desníveis em implantes de próteses de silicone e melhorar o contorno corporal com lipoesculturas, entre outras mudanças.

“Existem fortes evidências de que as células-tronco da gordura favorecem os enxertos”, afirma o Dr. Fernando Prado, presidente da Regional SP da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

E bastam cerca de 40 ml para obter resultados expressivos no rosto, para amenizar marcas de expressão e rugas, restaurar a perda de volume facial, dar mais evidência aos lábios ou às maçãs da face, além de corrigir o bigode chinês (sulcos em torno da boca).Os enxertos no rosto têm duas grandes vantagens, pois o material usado não provoca rejeição e, com a aplicação bem feita, o resultado será bastante natural. Além de poder ser realizado em consultório, apenas com anestesia local, e o tempo de recuperação é pequeno.

Esse tipo de procedimento se tornou mais popular com as lipoesculturas, onde a gordura é retirada da região abdominal e inserida nos glúteos, melhorando o contorno corporal de uma forma mais natural, sem a necessidade de implantar próteses nos glúteos (gluteoplastia).

Como a gordura passa por um processo de purificação antes de ser novamente inserida no corpo, ela se torna rica em células-tronco.

Nas mamas, o enxerto de gordura pode ser usado no lugar do uso de prótese, porém o potencial de aumento é menor. Mas o procedimento evita complicações como a rejeição da prótese ou a formação de contratura capsular, que pode provocar dores no local e gerar a necessidade de outra cirurgia.

Outro assunto de destaque durante o evento será o combate à lipodistrofia em pacientes soropositivos. Caracterizada pelo acúmulo de gordura na região da nuca, tórax e abdome e perdas substanciais no rosto, glúteo, braços e pernas, gerada pela ação do coquetel de medicamentos que os pacientes portadores de HIV fazem uso.

“A cirurgia plástica aparece como excelente opção para o tratamento desses casos, pois podemos trabalhar tanto na eliminação dos excessos de gordura nas regiões do corpo, como também na colocação de implantes para preencher as perdas nas pernas, braços e glúteos. Esses procedimentos também promovem a elevação da autoestima desses pacientes”, explica o presidente. “Alguns pacientes quando começam a sofrer os efeitos do coquetel deixam de tomá-lo e isso representa um grande risco. Nossos esforços são para oferecer alternativas que possam reverter esse quadro”, finaliza Dr. Fernando.

Sobre o evento:
A 34º Jornada Paulista de Cirurgia Plástica acontece entre os dias 30 de abril e 3 de maio, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, com a presença de especialistas internacionais. Um deles é o cirurgião plástico Gregory Evans, que ministra palestras sobre facelifting e células-tronco.

DSC_0004-1024x787

 

Dr. Fernando de Almeida Prado
Presidente da SBCP-SP
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo.
//www.sbcp-sp.org.br/
//www.drfernandoprado.com.br

Publicado por:

Foto de Adriana Mingorance
Revista
Flashes & Fatos
SP Brasil